Dicas Infalíveis | Como livrar roupas dos fungos e bactérias?

O material desta postagem foi retirado da seção Ciência e Saúde, do Portal UOL. Para conferir na íntegra, acesse a matéria completa aqui .

Em Dicas Infalíveis, damos dicas do tempo da vovó, mas extremamente úteis nos dias de hoje. Como essa: como livrar roupas dos fungos e bactérias?

A sabedoria popular está cheia de receitas para deixar a sua roupa mais limpa.
Mas será que essas dicas funcionam também para eliminar fungos e bactérias que podem ser prejudiciais à nossa saúde?

Confira a verdade no episódio de hoje de Dicas Infalíveis!

Segundo especialistas no combate às bactérias, de modo geral, a máquina de lavar dá conta do recado. Indivíduos saudáveis não precisam ter muita neurose. As roupas têm uma contaminação, mas, frequentemente, é de bactérias que fazem parte do nosso nicho e que são produto do nosso metabolismo.

ROUPAS ÍNTIMAS

Algumas peças do guarda-roupa, porém, precisam de um cuidado adicional, como roupas íntimas e sapatos.

Sabão, detergente e amaciante não têm ação desinfetante, por isso recomenda-se uma prévia desinfecção antes da lavagem de cuecas, calcinhas, panos de prato e roupas de bebê.

Para lavar as roupas íntimas:

Roupas íntimas brancas: em um balde, coloque duas colheres de sopa de água sanitária por litro de água. Em seguida, deixe as peças de molho por 10 minutos. Enxágue e coloque a peça na máquina de lavar para bater normalmente. Por fim, passe as roupas para eliminar os micro-organismos restantes.

Roupas íntimas coloridas: em um balde, misture água ao desinfetante escolhido (de preferência sem odor). Neste caso, é melhor ler o rótulo para saber a concentração indicada e o tempo de imersão. Depois disso, enxágue, coloque na máquina de lavar e passe a ferro.

ROUPAS DE BEBÊ

Pouco antes da chegada do bebê, é comum que pais e avós se preocupem em lavar todas as roupas e o enxoval. Esse cuidado é importante para não expor, sem necessidade, a criança a bactérias nocivas e causadoras de doenças.

Quando nasce, o sistema imunológico do bebê ainda é muito fraco, então ele vai ter contato aos poucos com as bactérias do ambiente.

As roupas, por sua vez, passam por um processo de manufatura, transporte, comércio, são manipuladas por muitas pessoas e podem ter contato com animais. Então é prudente lavá-las antes da criança usar.

Após o primeiro uso, é importante manter o cuidado como as roupas do bebê, especialmente as que entraram em contato com fezes e urina.

CALÇADOS

Quanto aos calçados, não há necessidade de limpar as solas a cada uso, basta passar no capacho antes de entrar em casa para tirar o excesso de sujeira.

Um cuidado especial, porém, deve ser tomado caso você visite hospitais ou cemitérios, locais em que pode haver contato com micro-organismos nocivos à saúde.

Nesse caso, use um desinfetante doméstico e uma escova para fazer a limpeza. No dia a dia, a recomendação é que a limpeza frequente seja realizada na parte interna dos calçados, já que a má higienização pode causar micoses.

Evite o uso por dois dias consecutivos do mesmo calçado.

Para higienizá-lo, vale polvilhar bicarbonato de sódio dentro do sapato, deixar em local arejado e só depois guardá-lo limpo.

E, em casos onde o calçado pegou chuva, não os guarde sem antes secá-los. Como fazer isso, Dicas Infalíveis já revelou, nesse post aqui: https://www.sapatariaecostura.com.br/2018/04/04/dicas-infaliveis-enfiei-o-pe-na-agua-com-meu-calcado-e-agora/